falar..... dizer



Embora os verbos "falar" e "dizer" possuam significados idênticos, sendo normalmente utilizados como sinônimos, a sua utilização é significativamente diferente.

Falar designa genericamente o ato de se exprimir oralmente por palavras, mas dizer associa a este aspecto o de veicular uma informação, referir, indicar, pronunciar-se sobre, comunicar (em geral, oralmente e por escrito). Às vezes até se diz esta frase, em tom jocoso: "Olha, ele está a falar, mas não está a dizer nada."

Dizer não é falar. A diferença não é sutil. O abismo de significado iguala-se à qualquer antagonismo. Quantas vezes falei o que não queria dizer e quantas outras disse sem falar... Fácil é falar sobre qualquer coisa, qualquer assunto vão ou inútil, se arriscando por caminhos desconhecidos....

Todo oposto é dizer. Abrir o coração e deixá-lo escolher as palavras ou os gestos cuidadosamente sempre com um sentimento de quem quer acertar e tem medo do erro.Dizer é um quase sofrer, por isso normalmente dói, dizer é ter medo de não ser compreendido, dizer é conviver com a expressão pura em si do que se é.

Comentários

Postagens mais visitadas