NOSSA PÁTRIA

 




A gente não para para pensar, mas cada um de nós é, sim, um pouquinho do Brasil. Cada um de nós, mesmo sem perceber, participa da formatação da imagem do Brasil que temos.
Uns, mais intensamente; outros, menos. Uns, com maiores condições; outros, com limitações. Uns, produzindo apenas o bem; outros, gerando incertezas; uns, imitando tudo o que acontece a sua volta; outros, com sabedoria, selecionando o que pode ser copiado. Uns, “mostrando a cara”; outros, se escondendo. Uns, produzindo economia, arte, ciência, cultura; fazendo a história de que nos orgulhamos.
Se tudo vai bem, festejamos abraçados. Mas se, eventualmente, alguma área gerar questionamentos, como podem ser questionáveis condutas humanas e profissionais, tenho que, humildemente, reconhecer que sou parte deste imenso mosaico de raças, credos religiosos, riquezas naturais, perfis humanos e sociais. Portanto, eu, também, tenho que me perguntar: Como governo a minha vida? Como andam os meus exemplos? Em que modelos pauto as minhas vivências? Onde busco condições para ler o Brasil que me cerca? O que faço para construir competências para ser um brasileiro mais atuante?
O Brasil é feito de pequenas ações e atitudes que geram grandes, ou de grandes ações que se disseminam em exemplos, positivos ou não. O certo é que nosso país é a soma do que somos e do que fazemos. Nossa omissão ou nossa participação, em maior ou menor escala, constroem o Brasil que temos e com o qual estamos irremediavelmente ligados. Pensemos nisso neste dia da Pátria.

Comentários

Postagens mais visitadas