SOU PROFESSOR FAÇO A DIFERENÇA
Nós,professores atuantes no ensino-aprendizagem de
qualquer disciplina, em dado momento de nossas vidas, certamente nos
questionaremos a respeito do tipo de professor que somos. De fato, este
é um tema que exige bastante reflexão, pois são muitas as variáveis
envolvidas para que consigamos chegar a uma resposta clara quanto ao
tipo de professor que somos.
Devemos levar em consideração que somos o resultado
de nossas experiências como seres humanos, como eternos aprendizes e de
nossa percepção da questão aprendizagem/ensino (enquanto aluno) e de
ensino/aprendizagem (enquanto professor). Além disso, é importante
destacar que o processo de formação de um professor começa muito antes
do curso de graduação, ele tendo noção quanto a isso ou não.
As estratégias usadas para aprender durante sua vida
antes e durante o ciclo escolar, o meio em que foi criado, a
influência das diversas pessoas que passaram por sua vida, os tipos de
ensino a que foi exposto, os livros que leu, as decepções que sofreu, os
desafios que superou entre tantos outros acontecimentos, são peças
nesta construção por acabar que é o ser professor.
O breve olhar de um professor em seu passado já lhe
permite lembrar os muitos modelos que passaram por sua vida e, também, o
reflexo deles no modo como se ensina.
Quais estratégias preservou em seu ensinar, quais
aboliu por discordar, quais substituiu e o que o motivou a isso, quais
resignificou? É clara a influência destes modelos ou é preciso uma
observação mais metódica para se enxergar estes outros docentes que o
compõem?
Suas crenças do que é ser um bom ou mau docente, a
motivação pela escolha da carreira - vocação, meio de subsistência,
carreira, ocupação ou emprego1,
sua busca por aprimoramento, a fé no outro (neste caso os alunos), a
vontade de fazer diferença na sociedade tendo o poder de influenciar
positiva ou negativamente um outro ser, são itens que mostram que tipo
de professor você é.
Uma única resposta para esta pergunta “que tipo de
professor eu sou?” é algo que é difícil de definir, pois, no minuto
seguinte já há a possibilidade de ser um docente melhor sendo este ser
em eterna evolução.
No entanto, vale muito a reflexão sobre que tipo de
docente você é hoje, que tipo de docente você quer ser e o que precisa
fazer para atingir isto. Aqui vão algumas dicas:
- Trace paralelos;
- Crie metas;
- Registre as mudanças que for percebendo e
- Lembre-se de que sempre é tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante resignificando nossas práticas.
- Trace paralelos;
- Crie metas;
- Registre as mudanças que for percebendo e
- Lembre-se de que sempre é tempo de deixar para trás modelos que nos prendem e seguir adiante resignificando nossas práticas.
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